Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2019

Atividades turma

Imagem
Aqui encontrará algumas atividades desenvolvidas na nossa turma

Descoberta dos 600 anos da madeira e porto santo

Imagem

Sobre nós

Este blogue foi criado na disciplina de Tic com o objetivo de facultar mais informação sobre o tema geral da turma - Os Jovens e os 600 anos da descoberta da Madeira e Porto Santo.

Levada do norte

Imagem
É um percurso fácil e bastante agradável que pode ser feito em qualquer altura do ano, pois situa-se na zona sul da Ilha, onde o clima é mais ameno. Ao longo do caminho, é possível apreciar as fantásticas vistas que vão surgindo, onde se destacam as freguesias de Câmara de Lobos e Campanário. Nestas vistas o caminhante pode ainda observar os campos verdes, as plantações cuidadosamente trabalhadas e o conjunto de casas e edificações que formam as povoações. De vez em quando, poderá cruzar-se com um popular da zona que está a tratar do seu terreno, ou simplesmente dando um passeio. À semelhança de outros percursos pedestres da ilha da Madeira, aqui também existem espécies diversas da fauna e flora deste local. Aproveite para fazer uma pausa de vez em quando e desfrute das vistas magníficas e de todo o envolvente. Deixe-se revitalizar pela natureza!

História

Imagem
1418, é o ano apontado como o ano da descoberta da Ilha do Porto Santo, circunstância ocorrida após uma tempestade em alto mar que desviou da rota uma embarcação que seguia pela costa africana. Gonçalves Zarco e a sua tripulação foram salvos por este pequeno bocado de terra ao qual batizaram de Porto Santo. Um ano mais tarde, em 1419, avistou-se outro bocado de terra, o qual foi designado por Madeira, devido à abundância desta matéria-prima. Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo são os três navegadores que aqui chegaram e aqui ficaram, cada um com a sua capitania. Porto Santo a Bartolomeu Perestrelo, Machico a Tristão Vaz Teixeira e, Funchal a Gonçalves Zarco, isto, alguns anos mais tarde, em 1440, após se ter dado início ao Ciclo do Povoamento, em 1425, por ordem do D. João I.

Festa da flor

Imagem
Na Madeira desabrocham espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta, já que a ilha reúne condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies quer das regiões tropicais quer das regiões frias. A Festa da Flor constitui uma homenagem à Primavera, e a celebração da metamorfose e do renascimento, da fertilidade e da abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente e que emprestam valor e levam o bom nome deste destino turístico além-fronteiras. Descubra mais sobre o que esperar da Festa da Flor da Madeira, que geralmente acontece  entre 2 a 26 de maio : Sábado Na manhã de sábado tem lugar o Cortejo Infantil, no qual centenas de crianças, vestidas a preceito, desfilam até à Praça do Município para ali compor um belíssimo mural de flores simbolicamente denominado por “Muro da Esperança”. Esta iniciativa, que se realiza há mais de três décadas, associa a singeleza infantil à delicadeza das flores, numa cerimónia que tem como p

Fogo de artifício

Imagem

Fogo de artifício

Imagem